quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Campanha de Solidariedade "Somos todos Pinheirinho"

Arte gráfica: Lara Tapety

A tragédia social que ocorreu em São José dos Campos, São Paulo, não pode passar em branco como tantas outras semelhantes. O povo da comunidade conhecida como Pinheirinho, localizada neste município, foi brutalmente expulso de suas casas pela prefeitura e governo estadual, que colocou a especulação imobiliária acima da vida.


"Quando morar é um privilégio, ocupar é um direito"

A ocupação do terreno abandonado pertencente a empresa falida Setecta Comércio e Indústria S/A, do criminoso megaespeculador Narj Nahas, já durava quase 10 anos. As famílias já haviam conquistado licença da prefeitura para morar ali. Porém, no dia 22 de janeiro, foram retiradas à força a mando desta mesma instituição. 

"Somos todos pinheirinho"

A frase de efeito "Somos todos pinheirinho" está sendo utilizada pelos movimentos sociais para unificar essa luta. O massacre que ocorreu em São José dos Campos não é um fato isolado.  Muitos despejos estão acontecendo no Brasil da mesma forma agressiva, desumana, externimadora. Os trabalhadores sem terra conhecem bem esta realidade. No entanto, o Pinheirinho merece destaque não somente por se tratar simplesmente da maior ocupação urbana da América Latina, mas por ter se tornado um símbolo de resistência popular devido a organização daquela comunidade.

"Polícia, polícia, assim você me mata... ai se eu te pego, ai se eu te pego...", estava escrito nos cartazes de estudantes

As pessoas do Pinheirinho continuam em situção precária, desabrigados, dormindo no chão de um ginásio poliesportivo, junto aos seus animais de estimação que restaram, já que muitos foram perdidos ou mortos pela violência da operação de reintegração de posse da Polícia Militar. Diante disto, diversas organizações sociais estão realizando campanha de arrecadação de materiais e também há opção de fazer doação financeira, especialmente para quem não tem como enviar os donativos.

Colabore!

2 comentários:

  1. Olá Lara!
    O que seria do homem sem a solidariedade...
    Tenha uma excelente quarta-feira!

    Convido para que leia e comente “A Chegada [07.01.2012]” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson!
      Coloquei "solidariedade" com a idéia de solidariedade de classe e porque apela para o sentimento das pessoas. Este cartaz fiz para o Sindsef-SP. Obrigada pelo convite para visitar seu blog, já estou lá!

      Excluir