quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FUNAI em Maceió é ocupada novamente por índios

Xucuru-Kariri e Karapotó-Guariri querem saúde e educação nas aldeias

                Ontem (25) à noite, por volta das 20h, aproximadamente 80 índios das tribos Xucuru-Kariri, da aldeia Monte Alegre, e Karapotó , da aldeia Guariri, ocuparam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Maceió.
                A pauta é semelhante a dos “parentes” que ocuparam o órgão na semana passada, está ligada a demarcação das terras indígenas. Eles reivindicam a oficialização das aldeias, para ter acesso a assistências de saúde e educação. De acordo com o Cacique Chiquinho, estão dependendo de um parecer jurídico para resolver o impasse.
                O clima foi tenso hoje pela manhã, quando os ocupantes entraram em conflito com dois funcionários, que não aceitavam o movimento no local. O trânsito está sendo interrompido durante alguns momentos do dia nas intermediações da Av. Buarque de Macedo, especialmente na Rua da praia, Centro.  Enquanto isso, os índios aguardam uma reunião com o superintendente ainda hoje.
                A etnia Xucuru-Kariri é dividida em 9 aldeias no município de Palmeira dos Índios; já a Karapotó, em 3 aldeias, no município de São Sebastião.
                Os ocupantes pedem a compreensão do povo da capital alagoana, ao tempo que estão em campanha por alimentos, já que há crianças, adultos e idosos carentes disso no local.

Por Lara Tapety – Jornalista (SRTE/AL nº1340)
(82) 9305-6290 / (82) 9672-8660


Outras informações:
Cacique Chiquinho – 82 9943 3919

Nenhum comentário:

Postar um comentário