quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alagoas tem carnaval de rua!

Quem acha que Alagoas não tem carnaval tradicional está enganado/a. Todo mundo conhece os carnavais praieiros com a poluição sonora das bocas de som nos carros em frente a cada casa das cidades. O barulho ensurdecedor dos pagodes, músicas bestas e vulgares da moda escondem o tradicional carnaval dos blocos de rua.
O carnaval “moderno” tosco, com o apelo sexual e/ou machista não deixa de ser carnaval, já que a palavra se refere à época e não exatamente a forma como acontece. Trata-se de uma festa instituída para que as pessoas possam se esbaldar com comidas (etc) antes que chegue o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma.
Porém, cristão ou não, o carnaval original é o da cultura popular. A festa tradicional sim permite que todos se divirtam numa brincadeira nem tão inocente, nem tão inconsequente.
Além das prévias carnavalescas que acontecem em Maceió, no Jaraguá Folia, também são realizados blocos de rua em diversos bairros da capital e também no interior do Estado
Este blog vai tentar divulgar alguns blocos de rua barreiros, na medida do possível, já que isso tudo é muito “apagado” em Alagoas.

JARAGUÁ FOLIA

Faltam menos de 10 dias para o Jaraguá Folia 2011. Os preparativos para os pólos dos blocos estão a pleno vapor. A festa acontece no dia 25 de fevereiro no bairro histórico. 137 blocos foram cadastrados e espera-se a circulação de aproximadamente 40 mil pessoas nas estreitas ruas do Jaraguá.
O Jaraguá Folia também tem atrações em palcos, que foram montados na Praça Dois Leões, no Largo dos Pombos (Mercado de Jaraguá) e na Praça Marcílio Dias (em frente à Capitania dos Portos).  O palco da Marcílio Dias será um carnaval alternativo, com o Projeto Grito do Rock.


Confira a programação do Jaraguá Folia:
  • Rua Sá e Albuquerque - 20 h - Desfile de Blocos
  • Palco montado na Praça Dois Leões - 21 h – Conjunto Musical / 23 h - Orquestra de Frevo
  • Palco montado na Praça Marcílio Dias - 21 h – Grito do Rock
  • Palco montado no Largo dos Pombos (atrás do Mercado de Jaraguá) 19:00h – Abertura / 19:30h – Bumba-meu-boi / 20:00h – Poesia Musicada no Pandeiro / 20:30h – Grupo Nega da Costa / 21:10h – Bloco Jaraguá é o Bicho / 21:40h – Escola de Samba Unidos do Poço / 22:00h – Maracatu Baque Alagoano

APAPIRACA

Os blocos de rua de Arapiraca vão desfilar um dia depois do Jaraguá Folia, 26 de fevereiro. No Lago da Perucaba, ponto final dos blocos, vai acontecer o Grito do Rock Arapiraca, produzido pelos coletivos Popfuzz e Zuvido. A partir das 17h vão se apresentar bandas de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

ATALAIA

Vai acontecer no domingo de carnaval (06/03) um dos melhores blocos carnavalescos do município de Atalaia. O Bloco Doido Fujão vai sair da Praça do Girador, às 10h com grandes atrações.
A revelação do carnaval de 2010 este ano vai contar com orquesta de frevo, vários bonecos de Olinda, Boi Bumbá, carros alegóricos e a presença de Rei Mômo, Mestre Sala e Porta Bandeira. Os abadás estão a venda no valor de R$15,00 (quinze reais).
Organizadores: Marcos da Sucam, Cicinho (Doido Fujão), Nado do SAAE. Contato: 9960-5239 / 9150-6511

Nenhum comentário:

Postar um comentário