quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Reintegração de posse destrói sonhos de 100 famílias em Murici

Acampamento Bota Velha

Hoje, 19 de janeiro de 2011, um dia antes da data prevista para a reintegração de posse do acampamento Bota Velha, em Murici, foi publicada uma reportagem onde a manchete foi supostamente uma afirmação da CPT: “O sangue vai dar na canela”.  Porém, tal frase jamais sairia de um organismo cristão.
            De acordo com os representantes da CPT em Alagoas, em nenhum momento a entidade previu um clima hostil em uma reintegração de posse, muito pelo contrário, sempre prezou pela paz. Jailson Tenório, coordenador da zona da mata, ressalta que somente neste mês de janeiro já houve quatro reintegrações e em nenhuma houve conflito.
O caso de Bota Velha é destacado porque as famílias acamparam muitos anos antes de a Usina Santa Clotilde arrendar esta fazenda, o que só aconteceu em 2006, e durante todo este tempo o acampamento se manteve produzindo. Apenas em 2010 a Usina resolveu entrar com a reintegração de posse que está marcada para amanhã (20/01).
Os trabalhadores rurais do acampamento mencionado estão há 9 anos produzindo alimentos, morando, criando e educando seus filhos e filhas. São mais de 100 famílias que hoje vivem momentos dramáticos, pois toda a vida do acampamento está estruturada, com vários hectares de terras plantados; energia elétrica nas casas de taipa (não mais barracos de lona), muitas cobertas com telha, assim como a casa de farinha; duas sedes, com 3 turmas de escola funcionando, as quais foram alvo de reportagem da Gazeta de Alagoas em meados de dezembro de 2010.
            A notícia da reintegração de posse chegou como mais uma tempestade no município devastado pelas enchentes do inverno passado, o qual recebeu a solidariedade do acampamento, através da distribuição dos alimentos lá produzidos para saciar a fome dos desabrigados. Em termos cristãos, Bota Velha repartiu do pão e agora está entregue a própria sorte.

Acampado trabalhando na Casa de Farinha de Bota Velha

Entrada do acampamento Bota Velha, em Murici

Casa de Farinha

Mais informações: (82) 9127-2364 / (82) 9127-2364  / (82) 9127-5773 / (82) 9341-4025
           
Comissão Pastoral da Terra – Alagoas
Lara Tapety – Relações Públicas – (82) 9305-6290
Setor de Documentação e Comunicação - (82) 3221-8600

Também no twitter: @cptalagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário